1.
DEFINIÇÃO.
No seu conceito mais amplo, a Anatomia é a ciência que estuda, macro e microscopicamente, a constituição e o desenvolvimento dos seres organizados.
A palavra Anatomia é derivada do grego anatome (ana = através de; tome = corte).
2. NOMECLATURA.
3. POSIÇÃO ANATÔMICA.
Para evitar o uso de termos diferentes nas descrições anatômicas, considerando-se que a posição pode ser variável, optou-se por uma posição padrão, denominada posição de descrição anatômica (posição anatômica). Deste modo, os anatomistas, quando escrevem seus textos, referem-se ao objeto de descrição considerando o indivíduo como se estivesse sempre na posição padronizada.
Nela o indivíduo está em posição ereta (em pé, posição ortostática ou bípede), com a face voltada para a frente, o olhar dirigido para o horizonte, membros superiores estendidos, aplicados ao tronco e com as palmas voltadas para frente, membros inferiores unidos, com as pontas dos pés dirigidas para frente.
4. DIVISÃO DO CORPO HUMANO.
O corpo humano divide-se em:
- Cabeça;
- Pescoço;
- Tronco;
- Membros.
A cabeça corresponde à extremidade superior do corpo estando unida ao tronco por uma porção estreitada, o pescoço. O tronco compreende o tórax e o abdome com as respectivas cavidades torácica e abdominal; a cavidade abdominal prolonga-se inferiormente na cavidade pélvica. Dos membros, dois são superiores ou torácicos e dois inferiores ou pélvicos. Cada membro apresenta uma raiz, pela qual está ligada ao tronco, e uma parte livre.
5. PLANOS DE DELIMITAÇÃO E SECÇÃO DO CORPO HUMANO
A) PLANO SAGITAL MEDIANO
B) PLANO FRONTAL
C) PLANO TRANSVERSAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário